Você está em:
// Acessorios para Blogs

Como criar um Podcast (Grátuito)



Os podcasts são arquivos de áudio distribuídos pela Internet, usando um sistema RSS para se atualizar.
Qualquer utilizador pode criar um podcast, podendo abordar os mais variados assuntos (humor, politica, dia-a-dia, etc.).

Como criar um Podcast

A criação do podcast é bastante simples, embora seja um pouco trabalhoso ao inicio. No entanto, após a configuração inicial, a sua única preocupação será mesmo publicar os podcasts.
Em primeiro lugar, será necessário gravar o seu primeiro podcast. Para isso, você irá necessitar de um microfone (alguns computadores possuem microfone embutido), e um programa de gravação de áudio, por exemplo o Audacity.

Após a criação do podcast deverá hospedar o arquivo de áudio num servidor. Poderá usar o seu próprio servidor caso possua hospedagem própria, ou usar um serviço externo. No nosso exemplo, iremos usar o SoundCloud (se necessário crie uma conta gratuita no SoundCloud).
*Cuidado: Ao criar os seus podcasts é muito importante respeitar os direitos de autor, e como tal, não poderá usar música protegida. Em vez disso, utilize músicas livres de direitos de autor, por exemplo, usando as músicas fornecidas no seguinte link do YouTube: Músicas livres do YouTube.
Após hospedar o seu arquivo deverá embuti-lo nas suas páginas. No Soundcloud, clique no botão “Share” – “Embed Code”. Copie o código de incorporação e cole nas suas páginas.
Como criar um Podcast
É importante organizar os seus podcasts numa categoria do seu Website, pois dessa forma garante que o Feed RSS apenas publicará os podcasts. Para isso, crie uma categoria específica na edição do seu Website. Se utiliza o Blogger e precisar de ajuda, consulte seguinte tutorial:

Criar RSS para Podcast

Chegamos agora à última parte, em que teremos de criar um Feed RSS para os utilizadores possam subscrever o seu Podcast. Caso contrário, você apenas teria arquivos de áudio hospedados na Internet, e não um Podcast.
Para isso, iremos utilizar o serviço FeedBurner. Comece por fazer o login no FeedBurner com uma conta Google (caso não possua, crie uma gratuitamente). Na caixa de texto “Burn a feed right this instant.” digite o link da sua categoria (etiqueta) que organiza os podcasts, e marque a caixa de seleção da opção “I am a podcaster!”.
feedburner podcaster
Clique em Next, para iniciar a criação do Feed. Use o link do Feed do seu Podcast para divulgar o seu canal.
Inserir o Podcast no iTunes
Uma das melhores formas de ganhar audiência, é inserindo o seu podcast no iTunes. Para isso, é recomendado que você possua o iTunes instalado no seu PC (mesmo que não possua produtos Apple), e seguir os procedimentos descritos na seguinte página: Podcast no iTunes.
Está pronto, agora é só começar a publicar os seus podcasts com regularidade. Boa sorte!

Nauan

Sou um estudante de programação e amo designer gráfico, adoro mexer e personalizar conteúdos infográficos e tipográficos, adoro também passar qualquer conteúdo de informação para meus leitores e ajudar a processar qualquer tipo de ajuda ou material didático.

Nenhum comentário:

  • Postar um comentário

Por favor leia antes de Comentar